Mostrando postagens com marcador Adão e Eva. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Adão e Eva. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Adão e Cristo

 


Texto de referência: Romanos 5:12-21


Quando Deus criou o homem, Adão, ele o criou em um ambiente perfeito, sem pecado, sem falta de nada e em plena comunhão com Deus. Todavia, tudo mudaria a partir da desobediência do ser humano. Mas o plano perfeito já estava em ação, a vinda e a vitória de Jesus já eram certas.

Entretanto, apesar disso, o diabo não desistiria fácil, e assim como ele tentou Adão e Eva e eles caíram em pecado, o diabo também tentaria a Jesus, mas a reação dele foi diferente (Mateus 4:1-11). Enquanto Adão e Eva foram tentados pela ambição de ser como Deus, Jesus ao ser tentado em três aspectos, desejo de mostrar o seu poder, de ter a glória do mundo a seus pés e de provar o cuidado de Deus com Ele, diferente de Adão, não cedeu à tentação, mas permaneceu firme em seu propósito de salvar a humanidade.

Jesus foi o segundo Adão (1 Coríntios 15:45-45-46), todavia, não pecou. A Bíblia compara Adão a Cristo, ressaltando que assim como o pecado entrou por um só homem, e a condenação veio a partir de apenas um pecado (desobediência), a salvação veio através de apenas um homem - Jesus -, todavia, carregando muitos pecados em si. E como o pecado causou a morte de muitos, a graça abundou também também sobre muitos.

Jesus não foi a encarnação de Adão, Ele veio para cumprir aquilo que Adão não conseguiu, Jesus veio restaurar o ambiente perfeito que havia no Éden, sem pecado, sem falta de nada e em plena comunhão com Deus. 


sábado, 5 de outubro de 2024

Algumas lições aprendidas com o jardim do Éden

Texto de referência: Gênesis 2:4-17


O jardim do Éden foi um local criado especialmente para Adão e Eva, para que eles tivessem um local específico para viver. Deus ainda não tinha feito árvores e plantas na terra, mas no jardim Deus criou árvores frutíferas para alimentar o homem e a mulher.

E não foram quaisquer árvores, mas de todos os tipos e das mais belas e frutíferas. Além das árvores, Deus criou um rio para regar o solo e provavelmente saciar a sede humana. Tudo isso para duas pessoas, porque eles eram a melhor feitura de toda a criação.

O jardim do Éden nos ensina que aquilo que Deus preparou para nós é nada menos que o melhor. Deus fez a melhor habitação para Adão e Eva, e para nós não é diferente. Ele quer nos dar o melhor desta terra, afinal tudo é para nós.

Todavia, percebemos também que Deus colocou regras naquele lugar. Primeiro, o homem deveria cultivar e guardar o jardim. Isso significa que ele deveria ter atitudes para manter belo e protegido o lugar. Aprendemos com essa ordenança que aquilo que Deus nos deu está sob nossa responsabilidade, sendo que nós devemos zelar para não perder. Isso diz respeito à nossa casa, nossa família, nosso trabalho e tudo o que estiver sob nosso uso.

A segunda ordenança era que não poderiam comer de dois tipos de árvores que haviam ali: a árvore da vida e do conhecimento do bem e do mal. Deus poderia colocar essas árvores em outro local, mas por que deixou elas bem no Éden, onde moravam o homem e a mulher? Para que eles aprendessem a obedecer e reconhecer a soberania de Deus. Apesar do Éden ser para eles e terem recebido o melhor lugar, Deus continuava sendo o dono e criador de tudo e deveria ser obedecido como Senhor.

Tudo o que Deus nos dá é para o nosso deleite, mas não pode ser um objeto de idolatria ou possessão. Tudo é d'Ele, e a obediência a Deus está acima de qualquer coisa ou situação. 

Por terem desobedecido, Deus os expulsou do jardim e nenhum homem jamais voltou a pisar aquele lugar (Gênesis 3:23-24). Assim acontece quando não valorizamos aquilo que Deus nos dá ou não damos glória a Ele por isso. Corremos o risco de perder .

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

As lições que aprendemos com a criação do homem

Texto de referência: Gênesis 2:4-15


Na criação da terra descrita em Gênesis, lemos que a formação do homem foi a última coisa que Deus criou. Primeiro, Deus preparou toda a terra, criando os seres espaciais, as plantas e os animais, para que o homem tivesse toda uma estrutura para viver.

A formação do homem foi a principal obra da criação, e isso fica claro quando Deus ordena que o homem domine sobre os demais elementos criados, plantas e animais. O ápice da criação foi a formação do homem.

O homem (quando digo homem me refiro ao gênero feminino e masculino) foi criado para dominar. Essa é a primeira incumbência do homem na terra, dominar sobre toda a criação (Gênesis 1:28). Infelizmente o que temos visto não é isso, mas nos dia atuais, temos vistos homens e mulheres submissas, que não se posicionam em usar a autoridade para o qual foram criados.

Outra função dada por Deus ao homem foi a de cultivar a terra (Gênesis 2:15). Deus só estabeleceu as plantas quando criou o homem para lavrar o solo. Cultivar a terra fala sobre o trabalho, haja vista no princípio a única atividade laboral ser a agricultura. Deus criou o homem para trabalhar e a ociosidade não é o plano de Deus para nós.

Por fim, Deus criou o homem para guardar a terra (Gênesis 2:15).Guardar a terra implica cuidar dela. A terra não foi feita apenas para nosso desfrute, mas também é necessário cuidarmos dela por ser o nosso lar. Preservar o meio ambiente e cuidar dos seres vivos é obrigação do homem e muitos desastres naturais que temos presenciado são resultados dessa negligência da nossa parte.

Autoridade, trabalho e cuidado. Essas três palavras resumem aquilo que Deus nos constituiu para fazermos nessa terra. Quando andamos sob esses pilares estamos cumprindo as ordenanças de Deus.