Texto-base: Gênesis 41:52
Enquanto vivermos na terra, estaremos sujeitos a enfrentar aflições. Mas passar por aflições não significa viver em sofrimento constante. Teve um homem na Bíblia que conseguiu prosperar mesmo em meio a sua aflição: seu nome era José.
José foi vendido como escravo pelos próprios irmãos. Após começar a se recuperar, trabalhando na casa do oficial de Faraó - Potifar, José é novamente vítima de uma injustiça e acaba sendo preso. Após passar anos na prisão, José tem a oportunidade de interpretar os sonhos do rei Faraó, sendo então nomeado o governador do Egito, a segunda maior posição do império egípcio.
José se casa com a filha de Faraó e dá a um de seus filhos o nome de Efraim, se lembrando que Deus o fez próspero na terra de sua aflição.
José foi ao Egito para viver como um escravo, mas nesse lugar de sofrimento, ele cresce, amadurece e prospera. A cilada que lhe armaram para destruir sua vida foi a estratégia usada por Deus para livrar sua descendência da fome e fazer José ser exaltado, após sofrer muitas humilhações.
A Bíblia nos dá outros exemplos de pessoas que, como José, conseguiram vencer apesar de estarem vivendo em terras de aflição. Daniel, que foi levado como cativo de Judá para a Babilônia e se tornou governador da província e Ester, que foi levada ao palácio do rei Assuero como uma simples moça pobre, e acabou se tornando a rainha do império Persa.
Todos eles exaltaram o nome do Senhor em suas vidas e antes de serem exaltados, se deixaram ser guiados pela humildade. A história de José nos mostra que a terra da aflição pode ser uma ponte para a nossa prosperidade. É nos momentos de dificuldade que temos a oportunidade de crescer, de conhecermos a nós mesmos e de estarmos mais perto de Deus. E são fatores como esses que nos fazem prosperar, em todos os sentidos, não apenas materialmente.
José teve a oportunidade de prosperar na terra da sua aflição, e quanto a nós, será que temos enxergado as dificuldades pelas quais passamos como oportunidades para prosperarmos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário