Texto de referência: "Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais." Josué 1:6
Para muitos, força e coragem são sinônimos, mas a palavra do Senhor nos mostra um sentido diferente a esses dois substantivos. Quando Deus chamou Josué para assumir o seu posto de líder do povo de Israel, Ele adiantou que era preciso que Josué fosse forte e corajoso. Isso nos faz refletir sobre as diferenças que existem em cada um desses atributos.
A força é o contrário da fraqueza. Ser forte não necessariamente significa não termos fraquezas, mas implica em não nos rendermos a elas, isto é, não deixar que elas nos dominem.
Paulo fez um relato em sua carta aos Coríntios que nos faz entendermos um pouco sobre o que é a fraqueza. Ao relatar sobre o espinho na carne o qual ele convivia para que não se ensoberbece diante das revelações que lhes foram dadas, Paulo diz que era nos momentos de fraqueza que o poder de Deus se manifestava em sua vida. E ele relata algumas coisas que o deixava fraco, sendo elas: angústias, necessidades, perseguições e injúrias (2 Coríntios 12:10). A fraqueza é um estado que sobrevém quando estamos diante de elementos que ferem o nosso bem-estar. Diante dessas situações nos sentimos impotentes e desanimados e a fraqueza encontra lugar para se instalar em nós.
Por outro lado, a coragem é o oposto do medo. Quando Deus diz que Ele não nos deu espírito de medo, Ele nos diz que nos deu o espírito de coragem. Da mesma forma que ocorre com a força, ter coragem não significa ausência total de medo, mas a capacidade de não sermos dominados por ele. Ser corajoso é enfrentar as adversidades sem nos deixarmos intimidar por elas. São muitas as palavras do Senhor para não temermos, mesmo diante das mais conflituosas situações.
Força e coragem, dois elementos que o Senhor requereu de Josué quando ele foi assumir o maior desafio da sua vida, ajudar o povo de Deus a entrar na terra prometida. Esses atributos foram necessários para que Josué cumprisse a sua missão. Conosco não é diferente. Para cumprirmos aquilo que o Senhor requer de nós também necessitamos de força e coragem. Por tudo o que conhecemos da Palavra do Senhor, sabemos que esses atributos estão à nossa disposição, basta tomarmos posse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário