sexta-feira, 8 de agosto de 2025

O segundo chamado de Pedro

 Mateus 4:18-19; João 21:15-19


O chamado dos discípulos na Bíblia é algo interessante, pois cada um teve o seu chamado de uma forma diferente dos outros. Para alguns apóstolos a Bíblia não relata como ocorreu o chamado deles.

Com o apóstolo Pedro nós sabemos. Ele estava exercendo o seu trabalho quando foi chamado por Jesus para segui-Lo. Ele não hesitou, mas largou tudo e foi andar com o Mestre.

Todavia, em algum período da vida de Pedro o seu chamado esfriou. Quando Jesus estava prestes a morrer no calvário, Pedro negou diante de alguns judeus que o conhecia, ele que andou por três anos lado a lado com o Mestre agora afirma não saber quem era Ele.

Condoído com a sua covardia perante os judeus e triste pela morte de Jesus, Pedro volta a pescar. Mas o chamado de Jesus é para sempre. Pedro havia sido chamado para ser pescador de homens, ele não podia mais voltar atrás.

E assim, quando Jesus apareceu a Pedro junto ao mar de Tiberíades, após curar o coração de Pedro da dor por tê-lo negado, Jesus chama novamente aquele homem. Ele afirma a Pedro que agora era a hora de apascentar as ovelhas de Jesus. No primeiro chamado Pedro seria pescador de homens, agora ele cuidaria da primeira comunidade cristã que iria existir, a Igreja Primitiva.

Semelhantemente ao que Jesus já havia feito no início do Seu ministério, Jesus diz a Pedro Segue-me. E Pedro o seguiu.

Aquele era o segundo chamado de Pedro. Com maturidade Pedro aceitou e pouco tempo depois estava pregando com ousadia a milhares de pessoas, sendo que em uma de suas pregações cerca de 3 mil pessoas se converteram.

Essa história nos mostra que há sempre uma segunda chance vinda de Deus.

Se um dia você foi chamado mas deixou essa chama morrer, Deus pode reavivá-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário