Texto de referência:Jeremias 23:9-32
Um profeta é conhecido como alguém que fala a Palavra do Senhor, consequentemente, um falso profeta é aquele que diz estar falando a Palavra do Senhor, quando na verdade o que ele fala não foi dito por Deus.
Nos tempos de Jeremias os falsos profetas estavam dominando o povo de Judá e foi contra eles que o profeta denunciou.
A primeira denúncia foi contra o pecado em que viviam aqueles que diziam andar com Deus. Alguns pecados citados foram o adultério, a falsidade, ser cúmplices e apoiadores dos que praticavam maldades, até mesmo os influenciando para não mudarem suas atitudes. Sem dúvida, pecados muito graves.
E se andavam em pecado, consequentemente a Palavra do Senhor não estaria com eles. Mesmo assim, ousavam em dizer que haviam sonhado profeticamente e enganaram ao povo. Além disso, sobre àqueles que andavam em pecado, em vez de os advertiram a abandonar seus erros, profetizavam a eles paz e ausência de mal, o que os induzia a acreditar que suas atitudes eram boas.
O peso que um profeta carrega é muito grande, pois ele fala a Palavra dita pelo Senhor. Por semelhante modo, a culpa que um falso profeta carrega também é muito grande, pois ele está dizendo algo que Deus não disse e as consequências dessa palavra mentirosa na vida de quem ouviu podem ser fatais, inclusive levando elas à condenação eterna.
E por esse motivo, a intensidade da denúncia de Jeremias era tão grande, inclusive chegando a dizer que esses falsos profetas não traziam nenhum proveito ao povo. Que aquele que se diz profeta seja para falar a Palavra do Senhor.