quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Como andar com o Espírito Santo

  "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. Romanos 8:14

Muito se ouve sobre a busca ao Espírito Santo. A frase “Vem Espírito Santo” ecoa sempre nos nossos encontros eclesiásticos. Há uma busca geral pelo Espírito, todavia, ainda de modo superficial.

Somente desejar o Espírito Santo ou invocar a Sua presença não basta, é preciso tomar atitudes que o tragam para perto de nós. Neste texto busquei listar três atitudes práticas que nos fazem estar mais próximos do Espírito.

1) Intimidade com a Palavra de Deus. A Bíblia é a Palavra dada por Deus e entregue a nós. Quando abrimos a Bíblia estamos dizendo de forma implícita que queremos ouvir a Deus. E quem nos ensina, quem nos dá entendimento para compreender a Palavra é o Espírito Santo. Por isso, meditar na Palavra é uma forma de também buscá-lo.

2) Obediência a Deus. A obediência a Deus é a forma de praticar o que aprendemos pela Palavra. Quando obedecemos a Deus estamos automaticamente desprezando o pecado, e não há melhor forma de estar mais próximos de Deus e do Espírito Santo do que ficando longe do pecado.

3) Renúncia ao nosso ego. Talvez um dos maiores desafios do homem seja abrir mão do próprio eu, afinal, ser egocêntrico é algo próprio do ser humano. Quando falamos em renunciar o nosso ego, não necessariamente indica renunciar o pecado, mas abrir mão de atitudes que satisfazem o nosso eu para simplesmente agradar a Deus. É deixar as nossas vontades de lado e viver tendo Deus como o nosso centro. Quando a carne não nos domina, automaticamente abrimos espaço para o Espírito. 


sábado, 27 de dezembro de 2025

O livro de Lamentações


Lamentações foi um livro escrito pelo profeta Jeremias durante o período de ameaça dos israelitas pelos seus inimigos, os assírios e egípcios.

É um livro de 5 capítulos que, como o próprio nome denota, expressa uma lamentação do profeta ao cerco ocorrido. O capítulo 1 retrata a destruição de Jerusalém. O autor retrata a glória que um dia essa cidade teve e como agora estava totalmente destruída. 

O capítulo 2 expressa a destruição de Jerusalém como um castigo vindo de Deus por todos os seus pecados. O capítulo 3 expressa uma lamentação a tudo que estava ocorrendo mas também chama o povo a ter esperança de que um dia tudo aquilo se acabaria e que os inimigos do povo de Deus seriam destruídos. 

O capítulo 4 fala sobre os sofrimentos do cerco, os horrores da guerra travada, que trouxe fome, humilhação e tristeza a todo o povo. Uma parte do capítulo 2 também aborda esse cenário de pavor.

O capítulo 5 finaliza com um clamor do profeta pedindo a Deus o fim de todo aquele sofrimento.  

Em suma, Lamentações é um livro profético o qual chama o povo ao arrependimento e pede a Deus o livramento. Não retrata apenas a tristeza, mas é uma mensagem de esperança para tantos que estão vivendo cercados por inimigos visíveis e invisíveis.