Lamentações foi um livro escrito pelo profeta Jeremias durante o período de ameaça dos israelitas pelos seus inimigos, os assírios e egípcios.
É um livro de 5 capítulos que, como o próprio nome denota, expressa uma lamentação do profeta ao cerco ocorrido. O capítulo 1 retrata a destruição de Jerusalém. O autor retrata a glória que um dia essa cidade teve e como agora estava totalmente destruída.
O capítulo 2 expressa a destruição de Jerusalém como um castigo vindo de Deus por todos os seus pecados. O capítulo 3 expressa uma lamentação a tudo que estava ocorrendo mas também chama o povo a ter esperança de que um dia tudo aquilo se acabaria e que os inimigos do povo de Deus seriam destruídos.
O capítulo 4 fala sobre os sofrimentos do cerco, os horrores da guerra travada, que trouxe fome, humilhação e tristeza a todo o povo. Uma parte do capítulo 2 também aborda esse cenário de pavor.
O capítulo 5 finaliza com um clamor do profeta pedindo a Deus o fim de todo aquele sofrimento.
Em suma, Lamentações é um livro profético o qual chama o povo ao arrependimento e pede a Deus o livramento. Não retrata apenas a tristeza, mas é uma mensagem de esperança para tantos que estão vivendo cercados por inimigos visíveis e invisíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário