Ezequiel 34:4
O pastor de ovelhas na Bíblia é uma representação do indivíduo que lidera pessoas para Deus. Se a liderança é comparada a um pastor, nós somos comparados a ovelhas.
Utilizando deste comparativo, o profeta Ezequiel traz uma palavra de juízo aos líderes da época, denominado por ele de pastores, explicando que eles estavam maltratando e explorando o povo, em vez de cuidar deles.
Nesse contexto, ele traz cinco atitudes não praticadas pelos líderes, que nos fazem refletir acerca das responsabilidades de um pastor, as quais são dadas pelo próprio Deus.
Fortalecer as ovelhas fracas: um tipo de indivíduo que procura as igrejas são pessoas que estão fracas na fé, que querem desistir do Evangelho ou que acreditam em heresias que são ouvidas por aí. Essas pessoas precisam do fortalecimento da Palavra, para futuramente também ajudarem outros que possam passar pela mesma situação.
Curar os doentes: a cura divina quem dá é Deus, mas Ele nos usa como instrumentos para orar por alguém. Sobre os pastores também recai essa responsabilidade, de orar por todos aqueles que se acham enfermos, fisicamente ou espiritualmente.
Enfaixar as ovelhas quebradas: um membro superior ou inferior quebrado precisa ser enfaixado para aos poucos retornar ao seu movimento normal. Muitos chegam feridos na igreja, seja pelo mundo ou até mesmo por outros ministérios eclesiásticos. É preciso que o pastor se revista da unção para ajudar aqueles que estão feridos.
Trazer as ovelhas desgarradas: muitas ovelhas saem do seu bando e depois se perdem na mata. As ovelhas que estão afastadas da comunidade da fé precisam de acolhimento e não condenação. Aos poucos a cura vem, até que ela seja completa.
Buscar a ovelha perdida: algumas ovelhas não saem apenas do bando, mas vão para muito longe, em lugares onde correm perigo. É preciso que o pastor possa buscá-la, mesmo ela estando nos piores lugares.
Pastorear não é uma tarefa fácil. Exige dedicação, amor pelo que faz e desejo de cuidar das ovelhas. Cristo é o nosso bom pastor. Ele faz o papel de pastor perfeito, que cuida de nós como suas melhores ovelhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário