segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Plantados junto às águas do Espírito

Texto de referência: Ezequiel 47:12


Um dos significados de água na Bíblia refere-se à presença do Espírito. O próprio Jesus referiu ao Espírito como um rio de águas vivas (João 7:38).

Quando o profeta Ezequiel teve uma visão de um templo futuro de Israel, ele mencionou um rio de águas que saíam desse templo. Eram águas que começavam rasas, mas que iam ficando cada vez mais profundas. Um rio que produzia vida por onde as águas derramassem e abrigava em si peixes de muitas espécies. 

À margem desse rio ficavam muitas árvores, as quais produziam muitos frutos, que sempre se renovavam, nunca faltavam e serviam de alimento. As folhas dessas árvores não murchavam e serviam de remédio.

Quando vamos analisar essas árvores, vemos o retrato de uma árvore perfeita, que está sempre dando frutos e cujas folhas não secam. A resposta para tanta abundância o próprio texto nos traz, que é ser regada pelas águas que saem do santuário. 

Outros dois textos da Bíblia fazem analogias semelhantes a essa, comparando o cristão com árvores plantadas junto à fonte de águas, os quais são o Salmos 1:1-3 e Jeremias 17:7-8. Em ambos os textos estão descritas atitudes que fazem o cristão ser como essas árvores, as quais são citadas como viver uma vida de retidão, longe do pecado e confiar no Senhor de todo coração. 

O texto de Ezequiel não menciona atitudes que fazem o cristão ser como uma árvore plantada junto às águas, somente o fato destas águas brotarem do santuário. Se nos demais textos podemos inferir que atitudes louváveis nos fazem ser como essas árvores, como podemos ter um agir correto senão pela ação transformadora do Espírito em nós? Por isso eu acredito que essas águas de Ezequiel se referem ao Espírito Santo. Além disso, o fato delas se aprofundarem à medida que o homem da visão caminhava, também remete ao fato de um mergulhar contínuo e profundo do Espírito. 

Dessa forma, podemos presumir que a ação do Espírito em nossas vidas nos faz ser como árvores plantadas junto às águas. Jamais iremos murchar ou secar, mas estaremos sempre renovados, sempre dando frutos por onde passarmos. Além disso, as nossas folhas servirão de remédio, isto é, podemos ser instrumentos de cura para outras pessoas. 

Esse é o poder do Espírito habitando em nós. Através dele somos transformados em nosso interior para gerar transformação na vida das pessoas ao nosso redor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário