domingo, 14 de fevereiro de 2021

Quatro passos para alcançarmos a vida eterna

 Texto-base: Filipenses 3:10-11


De todos os nossos anseios enquanto cristãos, um deles é latente: queremos ser achados em Cristo, isto é, queremos que as pessoas que convivam conosco encontrem Cristo em nós. Mas também ansiamos por outra coisa: alcançar a vida eterna, através da ressurreição. Nessa vida queremos Cristo, e após essa vida o desejamos mais ainda.

Entretanto, alcançar a vida eterna é um grande desafio, afinal, vivemos em um mundo que jaz no maligno. Buscar as coisas de Deus é andar na contramão do mundo. Negar a nós mesmos para viver em Cristo é uma contracultura, pois a cultura do mundo é satisfazer a nós mesmos, e tudo o que mais ouvimos é que o importante é ser feliz. Mas o apóstolo Paulo nos dá quatro revelações importantes sobre como buscar obter a vida eterna.

Conhecer a Jesus: conhecemos a Cristo quando mergulhamos em Sua Palavra. Aprofundar na palavra de Deus não se resume a lê-la, mas buscar as revelações espirituais que ela nos traz e obedecer ao que ela diz.

Conhecer o poder da Sua ressurreição: a ressurreição de Jesus nos trouxe muitas vitórias, mas a principal delas foi a supremacia de Jesus sobre a morte. A morte não é mais o fim do cristão, ela é apenas uma passagem para uma nova vida.

Reconhecer a comunhão dos Seus sofrimentos: apesar de ser filho de Deus, Cristo sofreu nessa terra. Ele foi humilhado, rejeitado e traído. Comungar com Seus sofrimentos é saber que nessa terra também enfrentamos sofrimentos, como Cristo enfrentou. Entretanto, isso não deve nos desanimar, pois apesar de Cristo ter sofrido, não recordamos Dele como alguém que sofreu, mas que, a despeito de todo sofrimento, ensinou o amor e venceu.

Conformar-nos com Ele na Sua morte: conformar com Cristo na Sua morte é morrermos com Ele, isto é, ter em nós o mesmo sentimento de Cristo ao padecer na cruz, um sentimento de obediência completa ao Pai. Assim como Cristo se esvaziou de Si mesmo, nós também devemos nos esvaziar do nosso próprio "eu" para vivermos a completa vontade de Deus em nós.

Sabemos que a salvação vem pela graça, isto é, não existem obras que possamos fazer para merecermos ela, mas apesar de ser pela graça, só a obtém quem crê nessa graça, obtida através do sacrifício de Jesus. O destino da nossa caminhada cristã é o céu. Alcançar a vida eterna é um longo processo, mas podemos ter a certeza que se buscarmos de coração a Deus, obteremos êxito em nossa busca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário