Textos de referência: I Samuel 1:20-28; 3:19-21
Samuel foi um profeta e juiz do povo de Israel. Sua história se passa no tempo imediatamente anterior à instauração da monarquia em Israel, quando por não terem rei, o povo era liderado por juízes. Antes do nascimento de Samuel, o povo de Israel estava vivendo uma decadência moral e espiritual indizível. Alguns juízes se corromperam e não atenderam com excelência ao seu chamado e os sacerdotes daquele tempo viviam sem qualquer temor a Deus. Por esse motivo, a Palavra de Deus, tão frequente no início da caminhada do povo de Deus, agora era rara de se ouvir.
Nesse contexto nasce Samuel, um menino que foi consagrado a Deus antes mesmo de ser gerado no ventre. Deus permitiu a esterilidade de sua mãe Ana, para que ela fizesse um voto a Deus consagrando o filho que nascesse, caso o Senhor lhe desse a oportunidade de gerar. O nome Samuel significa "Do Senhor o pedi". Aquela criança veio do próprio Deus, com o propósito de quebrar aquele ciclo de vazio e imoralidade espiritual em que o povo se encontrava.
Por esse voto de consagração, Samuel ainda muito pequeno passa a conviver com o sacerdote Eli e morar no templo do Senhor. Ele cresce obediente e logo cedo começa a ter visões de Deus. O ministério de Samuel se expande aos olhos das pessoas, que enxergam que ele era verdadeiramente um profeta do Senhor. Por ter sempre o Senhor ao seu lado, tudo o que Samuel dizia se cumpria.
A partir da chegada de Samuel como um sacerdote, as palavras de Deus que estavam tão raras, voltam a ser frequentes, e a presença de Deus em Siló, lugar de adoração a Deus, volta a se manifestar.
Samuel é o exemplo do sacerdote fiel. Mesmo convivendo com Eli e seus filhos, cujo sacerdócio foi de péssimo exemplo, Samuel não se deixou contaminar por isso. Pela sua intimidade e obediência a Deus, este lhe revelava a sua Palavra.
Nos dias de hoje também vivemos um tempo de decadência espiritual, onde as coisas de Deus têm sido conduzidas de qualquer modo. Sacerdotes que têm se corrompido pelo orgulho da posição em que ocupam, acreditando que estarão ali para sempre, esquecendo-se que do Senhor vem a autoridade para exaltar e para abater. Palavras que têm sido ditas, mas não se cumprem, porque são faladas pelos lábios humanos, e não pela boca de Deus.
Os nossos dias precisam de homens como Samuel, que não se corrompem, que falam com autoridade a Palavra de Deus e que sejam exemplo de espiritualidade e fé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário