Texto de referência: Lucas 4:8-15
A parábola do semeador é muito conhecida pelas pessoas, mas acredito que ainda que possamos lê-la centenas de vezes, sempre teremos algo novo a aprender com ela. Essa parábola é apresentada em três versões. Hoje eu gostaria de meditar acerca da versão dada pelo evangelista Lucas acerca das três sementes que caíram em solos inférteis.
Resumindo rapidamente, são três sementes e cada uma cai em um tipo de solo, tendo um fim específico.
A primeira semente caiu à beira do caminho e foi pisada, então as aves do céu a comeram. Jesus disse que essa semente refere-se às pessoas que ouvem a Palavra, mas que o diabo a tira do coração para que o ouvinte não creia e seja salvo. Percebe-se que não basta apenas ouvir, é preciso crer para ser salvo, mas o diabo sabe que ouvir é o primeiro passo. Então na sua astúcia, ele tira essa palavra do coração das pessoas através da incredulidade, fazendo com que a pessoa ouça, mas não creia e assim a palavra se torne infrutífera.
A segunda semente caiu entre pedras, mas secou por falta de umidade. A explicação dessa parte é que se refere àqueles que ouvem a palavra, recebem com alegria e chegam a crer, logo, prosseguem mais do que os primeiros da beira do caminho, mas logo desistem da Palavra quando vêm as provações e dificuldades.
A terceira semente caiu entre espinhos, vindo a ser sufocada por eles. Jesus disse que essa semente refere-se às pessoas que ouviram a palavra mas com o passar do tempo foram sufocadas pelos cuidados, riquezas e prazeres da vida e assim não chegam a amadurecer os seus frutos. Semelhante à segunda semente, essas pessoas chegam a desenvolver a Palavra em si, mas não conseguem prosseguir com ela.
Se formos analisar a segunda e terceira sementes, percebemos que tanto as dificuldades quanto as facilidades da vida roubam a Palavra de nós. Enquanto muitos se desviam por não suportarem as dificuldades, outros se desviam por se envolverem demais com as facilidades.
Que a Palavra de Jesus não encontre em nós nenhum desses solos inférteis.
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