sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Quem foram Zorobabel e Josué

 Após ficarem exilados por setenta anos na terra da Babilônia o povo judeu tem a oportunidade de voltar para Jerusalém a fim de reconstruí-la. A ordem foi dada pelos próprios reis persas, local onde se encontravam os cativos.

Ao retornarem do exílio o povo passou a reconstruir os muros de Jerusalém e o templo do Senhor. Para esse propósito, elegeram Zorobabel como governador e Josué como sumo sacerdote.

Apenas os livros pós-exílicos de Esdras, Neemias, Ageu e Zacarias mencionam Zorobabel. Ele era da linhagem de Judá e a sua principal missão foi reconstruir o Templo. Nesse período, Zorobabel desanimou após alguns adversários se levantarem contra a reconstrução. Mas fortalecido pelas palavras proféticas de Ageu e Zacarias, Zorobabel se levanta para continuar a construção.

Zorobabel é um símbolo do reinado de Jesus, pois ele fazia parte da descendência de Davi. Como governador do povo, Zorobabel foi o último líder da linhagem antes da chegada de Jesus, o eterno Rei de Israel.

Com relação a Josué, ele era da linhagem de Levi e tinha a função de exercer o sacerdócio no novo templo. Os livros de Ageu e Zacarias os quais mencionam Josué não relatam detalhes sobre a continuidade do seu ministério sacerdócio, mas sabe-se que Josué era uma prefiguração do sacerdócio perfeito vindo através de Jesus.

Tanto que ele é chamado também de Renovo (Zacarias 6:9-13), mesma palavra utilizada para se referir a Jesus em outra parte das Escrituras, no livro do profeta Isaías (Isaías 11:1).


Nenhum comentário:

Postar um comentário