Mostrando postagens com marcador Romanos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Romanos. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Adão e Cristo

 


Texto de referência: Romanos 5:12-21


Quando Deus criou o homem, Adão, ele o criou em um ambiente perfeito, sem pecado, sem falta de nada e em plena comunhão com Deus. Todavia, tudo mudaria a partir da desobediência do ser humano. Mas o plano perfeito já estava em ação, a vinda e a vitória de Jesus já eram certas.

Entretanto, apesar disso, o diabo não desistiria fácil, e assim como ele tentou Adão e Eva e eles caíram em pecado, o diabo também tentaria a Jesus, mas a reação dele foi diferente (Mateus 4:1-11). Enquanto Adão e Eva foram tentados pela ambição de ser como Deus, Jesus ao ser tentado em três aspectos, desejo de mostrar o seu poder, de ter a glória do mundo a seus pés e de provar o cuidado de Deus com Ele, diferente de Adão, não cedeu à tentação, mas permaneceu firme em seu propósito de salvar a humanidade.

Jesus foi o segundo Adão (1 Coríntios 15:45-45-46), todavia, não pecou. A Bíblia compara Adão a Cristo, ressaltando que assim como o pecado entrou por um só homem, e a condenação veio a partir de apenas um pecado (desobediência), a salvação veio através de apenas um homem - Jesus -, todavia, carregando muitos pecados em si. E como o pecado causou a morte de muitos, a graça abundou também também sobre muitos.

Jesus não foi a encarnação de Adão, Ele veio para cumprir aquilo que Adão não conseguiu, Jesus veio restaurar o ambiente perfeito que havia no Éden, sem pecado, sem falta de nada e em plena comunhão com Deus. 


sábado, 12 de junho de 2021

Quatro motivos para acreditar que se Deus é por nós, ninguém será contra nós

 Texto de referência: Romanos 8:31


A expressão "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" frequentemente é utilizada por muitas pessoas, mesmo aquelas que não andam com Deus. É uma frase de encorajamento, pois nos anima saber que se há um ser tão grande ao nosso lado, ninguém poderá nos derrotar.

Todavia, se formos colocar essa frase dentro do contexto em que ela se encontra, veremos que ela está no final de um capítulo onde o apóstolo Paulo exprime diversos conselhos e situações. Desse capítulo, eu separei quatro elementos gerais que ele aponta.

O Espírito Santo: a primeira coisa que Paulo aborda neste capítulo é a presença do Espírito que tem todos aqueles que receberam a Cristo em suas vidas. Ter o Espírito Santo ao nosso lado nos faz sermos cheios de vida e paz.

Somos filhos de Deus: a segunda declaração é de que aqueles que têm o Espírito são filhos de Deus. Ora, quem é filho é herdeiro do seu pai e co-herdeiro com seus irmãos. No mundo espiritual, somos filhos de Deus e portanto seus herdeiros e co-herdeiros com Cristo de todas as suas promessas.

A esperança da salvação: quando recebemos a Cristo em nós, não o fizemos pensando apenas acerca da vida nesta terra, mas o fizemos muito mais pela esperança da salvação eterna. Todavia, a vida eterna para aqueles que estão vivos é apenas uma esperança, pois ela só se concretizará ao fecharmos os nossos olhos para a vida nesta terra.

A intercessão do Espírito: para os que são filhos de Deus, o Espírito Santo se torna um intercessor, orando a Deus por nós segundo a Sua vontade.

E após o apóstolo Paulo relatar todas essas coisas, ele aponta a famosa frase de que, a vista destas coisas, se Deus está conosco, ninguém poderá ser contra nós. E verdadeiramente, sermos filhos de Deus, ter a esperança da salvação, ter o Espírito Santo e saber que Ele intercede por nós são fatores que nos encorajam a viver nesta terra, crendo que o mal não pode nos atingir.