Texto-base: 1 Samuel 22:1-5; 1 Reis 19:9-13
Quando pensamos em uma caverna, logo pensamos em um lugar de esconderijo. E realmente, cavernas eram utilizadas pelas pessoas para se esconderem de perigos, tanto de animais, condições climáticas ou de pessoas.
Na Bíblia, há o relato de dois homens que se esconderam em cavernas, mas que logo foram tiradas pelo Senhor.
O primeiro homem foi Davi. Após muitas fugas de Saul, que queria matá-lo, Davi encontra uma caverna onde se esconde. Finalmente havia encontrado um lugar seguro (o próprio relato bíblico diz que o local era seguro). Mas logo vem um profeta de Deus que manda que ele saia de lá e vá para a terra de Judá, território dominado por Saul.
O segundo homem a se esconder em uma caverna foi Elias. Fugindo de Jezabel e temendo a morte, Elias se desespera e vai para o deserto. Ali é alimentado pelo Senhor que lhe ordena que fosse até Horebe, o monte de Deus. Quando ele chega ao monte, ao invés de se encontrar com Deus, Elias entra em uma caverna. Mas logo é questionado por Deus sobre o que ele estava fazendo ali.
Nos dois exemplos temos algo em comum: dois homens amedrontados, que utilizam a caverna para se esconderem. Em ambos os casos, são chamados pelo Senhor para saírem daquele lugar. No caso de Davi, se ele continuasse ali na caverna, poderia ser que ele se acomodasse e não tomasse posse do reino de Israel, o qual Deus havia lhe prometido.
No caso de Elias, Deus queria se revelar a ele de uma forma diferente, não mais como um terremoto ou um fogo, como Elias estava acostumado, mas como um Deus manso e tranquilo, como Ele também é. Deus o havia chamado para se colocar no monte. Na caverna, porém, Elias não poderia vê-lo.
Nesses dois exemplos, a caverna significa um impedimento, um local onde estamos fora do propósito de Deus para nós. Muitas vezes amedrontados diante das aflições da vida, nos escondemos em cavernas, e ali perdemos a oportunidade de encontrarmos o Senhor e desfrutarmos de Suas promessas para nós.
Mas se andamos com Deus, podemos ter a certeza que se estivermos na caverna, Ele irá nos avisar para sairmos de lá. Cabe a nós ouvi-lo ou não. Deus não nos quer em cavernas, Ele nos chama a abandonarmos o medo, sairmos dos esconderijos da aflição e nos colocarmos no lugar que Ele tem para nós. Lugares de paz, de alegria e de vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário