quinta-feira, 28 de julho de 2022

Prosperidade em todas as áreas

Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma. 3João 1:2


Quando abordamos o tema prosperidade muitas palavras chave podem vir à mente, mas a principal delas, sem dúvida, é a riqueza. Nos termos comuns, uma pessoa próspera é aquela que possui muitos bens materiais, todavia, essa ideologia está apenas parcialmente correta, pois prosperidade não quer dizer apenas riquezas materiais. 

A prosperidade envolve todas as áreas da nossa vida. Essa informação é reiterada em uma das cartas de João, quando ele, ao endereçar suas cartas a Gaio, deseja que ele tivesse prosperidade e saúde, além da prosperidade da alma.

Percebemos assim um homem que tinha uma alma próspera, mas que aparentemente não tinha prosperidade material ou saúde. 

Ter uma alma próspera indica que existe um bem-estar interior. Estar bem com a alma quer dizer que Deus é o Senhor dela, isto é, há salvação. Isso é o mais importante, pois é da nossa alma que prestaremos contas perante Deus, não é do nosso corpo.

Isso não significa que devemos deixar o nosso corpo e a nossa vida terrena de lado. João expressou a Gaio que desejava que ele tivesse prosperidade material e saúde, pois estas coisas trariam a ele bem-estar terreno. Se por um lado muitas pessoas têm apenas buscado a prosperidade material ou um corpo belo e definido, por outro lado, outras pessoas têm somente buscado a salvação, esquecendo-se da vida nesta terra.

O segredo está no equilíbrio. Somos corpo, alma e espírito, e devemos cuidar de todas essas vertentes. Fazendo assim, agradaremos ao Senhor.

domingo, 24 de julho de 2022

A ação da perseverança

 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Tiago 1:2‭-‬4


A palavra perseverança é vista em diversos versículos da Bíblia. Apenas o livro de Tiago faz três menções à essa qualidade (Ver Tiago 1:4 e 12; 5:11). Em todas essas menções, Tiago expõe a perseverança como algo bom na vida do cristão.

No dicionário, a palavra perseverança é definida como firmeza, persistência ou constância (Michaelis, 2015). Na Bíblia, geralmente a palavra perseverança está em algum contexto de dificuldades ou aflições. Tiago nos exorta que a perseverança é fruto das provações e que ela cumpre em nós um processo, que deve ser perfeito.

Isso significa que cada vez que enfrentamos alguma provação somos estimulados a perseverar. Isso nos faz não apenas adquirir a perseverança, mas permite que ela seja trabalhada em nós, de forma que essa habilidade seja cada vez mais aperfeiçoada. 

É nesse sentido que a perseverança deve ter ação completa, de adquirirmos essa característica em toda a sua plenitude. Quando de fato perseveramos nas adversidades, conseguimos fazer com que elas não traguem a nossa fé ou destruam a nossa esperança, mas nos mantemos firmes em acreditar que no final teremos vitória. Essa é a ação da perseverança. 


Referências: 

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São. Paulo: Melhoramentos, 2015. ISBN 978-85-06-04024-9. Disponível em:. https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/creditos/ Acesso em: 11 Jul. 2022.


quarta-feira, 20 de julho de 2022

Um povo singular

 Feliz és tu, ó Israel! Quem é como tu? Povo salvo pelo Senhor , escudo que te socorre, espada que te dá alteza. Assim, os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás os seus altos. Deuteronômio 33:29


O povo de Deus é singular. Não existem outros povos como ele, e não existe outro deus que cuide tão bem do seu povo como o Senhor Jeová. Essa singularidade é expressa na própria Bíblia, quando Moisés em seu cântico declara a Israel: "Feliz és tu, ó Israel! Quem é como tu?"

Mas por quais motivos podemos considerar o povo de Deus tão diferente dos demais? A resposta Moisés aponta mais adiante.

Povo salvo pelo Senhor: Deus não apenas procura servos, mas Ele cuida daqueles que andam com Ele. A salvação é um presente de Deus concedido a nós. Somos salvos, pertencemos a Ele e isso é exclusivo do povo de Deus.

Deus é um escudo que nos socorre: o escudo fala de proteção. Nas batalhas da vida, podemos nos refugiar em Deus, certos de que Ele nos guardará dos ataques malignos.

Deus é uma espada que nos dá alteza: Ele não apenas nos protege, mas também nos dá condições de lutar contra os nossos adversários. Deus não nos quer parados, Ele nos capacita a todo momento a lutar. Fazemos parte do Seu exército e Ele nos dá todos os armamentos necessários para a guerra.

Agora fica mais claro o porquê do povo de Deus ser um povo tão especial. O Senhor cuida e trabalha em nosso favor como jamais outro deus faria. Somos salvos, protegidos e vitoriosos. Vale a pena servirmos a esse Deus tão maravilhoso!


segunda-feira, 18 de julho de 2022

Jesus só precisa de cinco pães e dois peixes

Texto de referência: João 6:1-14 


O milagre da multiplicação de pães é o maior milagre operado por Jesus perante o maior número de pessoas. Os demais milagres feitos por Ele foram operados em indivíduos ou grupos menores. O que difere o milagre da multiplicação é que neste, milhares de pessoas puderam experimentar o feito de Jesus.

Mas o que eu gostaria de chamar a atenção neste milagre é o instrumento pelo qual Jesus operou. Estavam naquele campo milhares de pessoas, sem qualquer alimento, senão cinco pães e dois peixes. Quando Jesus fica sabendo de que naquele lugar tinham aqueles alimentos, Ele imediatamente deu uma ordem aos discípulos: fazei o povo assentar.

Jesus não ficou calculando se aquele tanto seria suficiente, ele não se deixou levar pela dúvida, mas imediatamente tomou a atitude de fazer o povo assentar. Ele não precisava de coisas exorbitantes, mas apenas de um ponto de partida, que nesta história foram os cinco pães e os dois peixes.

Muitas vezes temos o ponto de partida para Jesus operar o nosso milagre, mas estamos procrastinando, calculando, vendo se realmente dá para Deus operar o milagre ou se Ele terá que "se esforçar demais". E assim nos esquecemos de que Deus não precisa de nenhuma circunstância favorável para operar, Ele precisa da nossa fé.

Jesus sabia que cinco pães e dois peixes seriam suficientes. Da mesma forma, não precisamos de grandes coisas para ver o agir de Deus. Precisamos apenas crer que com apenas um pequeno começo Ele poderá trabalhar e agir poderosamente. Quais são os cinco pães e dois peixes que estão à sua disposição para Deus transformar em um grande milagre?

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Destrua os ídolos do seu coração

Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Êxodo 20:2-3


Em toda a história do povo de Deus podemos perceber o quanto o Senhor se mostra zeloso. Desde a formação do povo de Deus, quando Deus chamou a Abraão, Ele se revelou a Abraão como Senhor (Gênesis 17:1). Com os patriarcas Isaque e Jacó não foi diferente, Deus se revelou a eles como Senhor e eles O seguiram.

Jacó fez um voto a Deus de que se tudo corresse bem na trajetória dele, o Senhor seria o seu Deus (Gênesis 28:20-21). E ele não voltou atrás no seu voto, pois o próprio Deus se intitula o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó (Êxodo 3:6). Ora, se o coração desses homens não pertencessem de fato ao Senhor, Ele não faria essa afirmação.

Mais adiante, vemos as recomendações do Senhor a Moisés acerca do povo não fazer ídolos para si e ter o Senhor como seu único Deus (Êxodo 20:1-5). Para os profetas, a recomendação não mudou. Podemos ver que Elias e Eliseu, dois grandes profetas da Bíblia, apesar de serem tão usados em milagres e poder, sempre reverenciaram o Senhor como único Deus.

E a ordenança não mudou. Deus continua a nos chamar para ser Seu povo exclusivo. Isso significa que devemos ser completamente fiéis a Ele, sem deixar que qualquer outra coisa ou pessoa ocupe o lugar d'Ele em nosso coração.

Infelizmente o que temos visto em nossos dias são uma infinidade de ídolos criados pelas pessoas. O dinheiro, a fama, a carreira, a família, o ministério eclesiástico e muitas outras coisas têm se tornado senhores de muitas pessoas, de forma que elas não adoram mais o Senhor com todo o coração, mas amam essas coisas mais do que a Ele.

Nesse dia a recomendação do Senhor é para que venhamos a quebrar esses ídolos do nosso coração e que possamos dar a Deus o lugar que é exclusivo d'Ele. Deus não divide a sua glória, nada que ocupe o lugar d'Ele em nosso coração nos trará bênçãos. Mas quando colocamos Ele acima de tudo, todo o mais que nos cerca é abençoado.


segunda-feira, 4 de julho de 2022

O selo do Espírito

Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa. Efésios 1:13


A carta de Paulo aos Efésios em seu segundo capítulo nos afirma que após ouvirmos o Evangelho e crermos em Deus fomos selados com o Espírito Santo. A figura do selo é muito conhecida por nós no âmbito das cartas. Um selo serve para confirmar que aquela correspondência já foi paga pela pessoa que a enviou. Em síntese, o selo serve como confirmação que o objeto enviado já está pago.

Após sabermos disso, faz mais sentido o fato de estarmos selados no Espírito. Quando recebemos Jesus em nossas vidas, recebemos também o Espírito Santo, e Ele é a confirmação de que em Jesus a nossa dívida do pecado já está paga.

O Espírito é a marca do cristão que recebeu o Senhor em sua vida e agora não deve mais nada ao diabo. Fomos selados pelo Espírito Santo e cabe a nós zelarmos para não perdermos a fé nesta promessa. A dívida já está paga, o sacrifício já está feito e agora podemos desfrutar da liberdade em Cristo e de tudo de bom que a presença do Espírito em nós pode nos dar.