segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Não seja o orvalho da madrugada, seja o sol que brilha o dia todo

 Texto base: Oseias 6:4 Que te farei, Efraim? Que te farei, Judá? Vosso amor é como a nuvem da manhã, como o orvalho que logo se dissipa.

O versículo de hoje nos relata sobre o relacionamento do povo de Israel com Deus. Aquele povo estava em grandes pecados, principalmente o pecado da idolatria, em que estavam adorando falsos deuses, e não o Deus Verdadeiro. 

Nos capítulos anteriores Oseias denuncia tudo isso e diz que, quando aquele povo estivesse em grandes apuros, então se converteriam e buscariam de novo a Deus para que Este os livrasse das angústias. Entretanto, antes mesmo que eles dissessem algo, o Senhor Deus já alertou que não acreditaria na sinceridade daquela conversão e justificou dizendo que aquele arrependimento não duraria muito tempo. 

Para ilustrar, Deus disse que o amor daquele povo era como as nuvens que aparecem logo de manhã ou aquela chuvinha fina da madrugada, que são dissipadas logo ao amanhecer do dia. Aquele povo  buscava a Deus apenas no momento das adversidades, e tão logo tudo se resolvesse voltavam à prática de seus velhos pecados.

Aplicando essa mensagem aos nossos dias, percebemos que muitas vezes temos agido assim. Buscamos a Deus nos momentos de aflição e quando ela acaba já voltamos a ser os mesmos frios, egoístas ou desobedientes de antes. O nosso crescimento espiritual tem que ser diário e crescente. Não podemos nos acomodar quando os problemas se resolvem. Deveria ser mais fácil buscar a Deus no tempo da bonança, mas por que na maioria das vezes só o buscamos no tempo da adversidade?

Reflita se tem sido essa sua condição. Se está no momento da provação, busque a Deus e peça a Ele que resolva sua situação, mas não se esqueça de lhe pedir que o seu amor por Ele seja duradouro. Ao invés de ser orvalho da madrugada, seja o sol que brilha o dia todo. Se está no momento da calmaria, reflita se você tem buscado a Deus o suficiente para experimentar um crescimento espiritual, e caso não esteja nessa situação, retome hoje sua vida de oração, de vigília e de reflexão da Palavra. Nós podemos experimentar o melhor de Deus, e esse melhor pode nos ser dado agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário