sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Prepare-se contra o ataque do mal

 Texto-base: II Crônicas 32:1-5 

Existem dois tipos de ação contra o mal: ação preventiva e ação corretiva. Ação preventiva se dá quando antes do mal insurgir já nos protegemos e ele não nos ataca. É o que a Bíblia chama de “vigiar” (Mateus 26:41). Já a ação corretiva ocorre quando o mal já chegou e aí temos que lutar contra ele. Todavia, muitas vezes não tomamos medidas preventivas e somos surpreendidos por adversidades. Mas, se o mal é detectado logo em seu início, podemos nos preparar para guerrearmos contra ele.

Quando Ezequias, rei de Judá ficou sabendo que Senaqueribe, rei da Assíria viria pelejar contra Israel, tomou uma atitude sábia, tapou todas as fontes de águas, pois pensou: “Por que viriam os reis da Assíria, e achariam tantas águas?”. Ele também se animou e restaurou muros que estavam quebrados, fez armas e escudos em abundância. 

Percebe-se que Ezequias estava se preparando para uma guerra que ele sabia que estava começando. Ezequias detectou o mal no início e já preparou suas estratégias contra ele.

Muitas situações em nossa vida poderiam ser diferentes se percebêssemos uma dificuldade se insurgindo e tivéssemos maturidade suficiente para elaborar nossas estratégias para combatê-la.

O problema é que muitas vezes não percebemos (ou negligenciamos) um problema em seu começo e não buscamos a solução para ele. Isso se aplica no nosso relacionamento conjugal, com os filhos, no trabalho, nas finanças, no ministério, em nosso relacionamento íntimo com Deus.

Se o mal se levanta contra nós, temos que orar, nos preparar, restaurar os muros, fazer armas e escudos, e não deixar o mal ganhar mais espaço. O importante é nos prepararmos contra o mal assim que ele for detectado e não deixar ele tomar as rédeas da situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário