segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Que tipo de pão temos buscado? Jesus é o Pão da Vida

 Texto-base: João 6


Em certo dia, Jesus cercado por uma multidão faminta, multiplica pães e peixes. Apenas cinco pães e dois peixes alimentaram mais de cinco mil pessoas. Ao verem um milagre de tamanha proporção, as pessoas ali presentes queriam fazer de Jesus o rei, mas eles ainda não haviam entendido que o Reino de Jesus não era dessa terra. Eles ainda estavam focados apenas nas coisas terrenas. Por esse motivo, Jesus se retira e eles o procuram por toda parte. Provavelmente pensavam que se Jesus tinha poder para multiplicar pães naquela magnitude, teria poder para fazer qualquer coisa. Eles estavam interessados no que Jesus poderia fazer, mas Jesus mostra a eles que não é o "Eu posso" que importa, mas o "Eu Sou".

Quando eles procuram por Jesus e lhe encontram, Jesus lhes declara que havia outro pão que Ele queria lhes dar, não um pão físico mas espiritual. Novamente o povo se lembra do material, falando sobre o maná que o povo de Israel comeu no deserto. Jesus então se declara a eles como o Pão da Vida, o alimento que eles precisavam para nunca mais terem fome. E acrescenta que para serem seus discípulos, precisavam crer em Jesus, na Sua missão, comendo a Sua carne e bebendo o Seu sangue. Naquele tempo ainda não estava tão nítido o que isso significava pois Ele ainda não havia morrido, mas hoje sabemos que o que Jesus queria dizer era que temos que crer no Seu sacrifício, não apenas no sentido de acreditar que Ele morreu na cruz, mas recebendo todas as dádivas que esse sacrifício nos trouxe.

Mas essa mensagem foi dura àquelas pessoas, pois o que eles queriam de Jesus eram apenas os seus milagres. E após esse discurso muitos que se diziam seus discípulos já não andavam com Ele. Muitas pessoas também estão com Jesus apenas para obter bênçãos. Servem a Ele para prosperar, oram muito para conseguir um emprego melhor, fazem campanhas para serem curados, entretanto, esse tipo de discípulo só se sustenta enquanto os pães estão sendo multiplicados. Quando é preciso estar com Jesus sem ter bênçãos, servindo-o apenas por quem Ele é, o abandonam.

Jesus tem todo o poder para fazer milagres mas Ele espera que sejamos seus discípulos não pelo que Ele pode fazer, mas por quem Ele é. Ele é o Pão da Vida, apenas em Sua presença podemos nos saciar verdadeiramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário